segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ESTRADAS BRASILEIRAS: BALANÇO APÓS AS FESTAS

Boa noite a todos.

Estive lendo várias reportagens, visto vários jornais, e foi difícil encontrar algum deles que não falasse sobre a volta das pessoas para cada depois das festas de final de ano pelas estradas brasileiras.

E o pior de tudo é que o balanço, assim como em todo e qualquer final de feriado, ou até mesmo de simples finais de semana, são assustadores.

A soma de estradas que muitas vezes estão em condições precárias, pressa, ansiedade, bebida alcoólica, e muitos outros fatores acabam na maioria das vezes em tragédias, as quais em muitos casos destroem famílias em todos os cantos do país, ocorrendo mortes ocasionadas muitas vezes por situações tolas, que seriam evitadas facilmente se medidas simples fossem tomadas: melhorias nas estradas, educação de motoristas e pedestres, a não ingestão de álcool antes de dirigir e a sua fiscalização, dentre tantas outras medidas que com uma pitada de criatividade poderiam ser implementadas e salvar inúmeras vidas todos os dias, tanto no Brasil, como no mundo!

E você, o que acha disso tudo? Quais são as soluções para estes problemas?

Um beijo, um abraço e um aperto de mão!

7 comentários:

  1. Eu també vi todas essas reportagens e pensei bastante nisso. E pelo que se têm visto, a principal causa dos acidente é a imprudência, infelizmente e o desrespeito as regras de trânsito. é tenso, e muito chato, como datas que são tão lindas e festivas, são marcadas por acidentes, perdas de vidas e famílias :/

    ResponderExcluir
  2. É verdade... e o pior de tudo é que em todos os feriados os noticiários trazem números semelhantes no que diz respeito aos acidentes ... fato este que só demonstra que, infelizmente, a cada feriado que ocorre inúmeras famílias são destruídas devido ao fato de um de seus integrantes ter sido mais uma vítima de acidente de trânsito.

    ResponderExcluir
  3. Eu digo minha opinião pela experiencia que eu tenho, não, nao sou camioneiro! rsrsrs acontece que eu viajo com muita frequencia de carro pra Florianopolis, Sao Paulo e Rio de Janeiro, faz parte do meu trabalho, são estas estradas que eu pego com mais frequencia, para São Paulo eu pego a famosa "rodovia da morte", costumo viajar para feriados e o Carnaval é nessa época que eu vejo em estrada uma das maiores causas, na minha opinião, falta de experiencia de muitos motoristas, a falta de experiencia pra devidos fatos que podem acontecer durante uma viagem, é uma delas é a Insegurança, em certos motoristas consigo sentir o "cheiro" do medo pelo fato de que aquela pessoa vai ter que pegar estrada, seja uma mãe de familia, seja um pai de familia que nunca teve experiencia com uma estrada, pessoas que são acostumadas a guiar apenas da faculdade pra casa e da casa pro trabalho e vice versa, são pessoas que não adquiriu conhecimento no transito, são essas pessoas que eu digo, por favor Não peguem estrada, prefiram um Onibus, um avião qualquer outro meio de transporte, o medo faz a pessoa "travar" são certas emoções que você não pode ter na hora de fazer uma curva, ultrapassar um caminhão, exitar em certas atitudes, diminuir marcha, tangenciar uma curva, por outro lado, existem pessoas que são inseguras porém tentam manter o padrão de dentro da lei, (...)

    ResponderExcluir
  4. deixa eu explicar melhor, o cidadão inseguro viaja com mais 4 acompanhantes num carro, o limite de velocidade da estrada é 110km por hora o cidadão vai guiando calmamente a 70-80km pela pista da direita que é daonde é destinada a veiculos lentos, e dai que vem meu ponto de vista, acontece que em feriado isso é comum acontecer, mas tentem ver meu ponto de vista, assim como há carros, há também caminhões correto? só que muitos caminhões mantem velocidade entre 90-100km ou superior, a maioria deles conhecem a estrada, sao muitos esperientes, conhecem todas as curvas a frente, como elas devem ser tomadas, os perigos e tal por que eles à pegam todos os santo dia, o que acontece, tá la o cidadao a 80km por hora pela pista da direita nisso pela mesma pista atras vai se encostando um caminhão so que pela pista da esquerda, vão pessoas que mantem o limite de velocidade 110, 120km\h ou até mesmo alguns imprudentes que vão na faixa de 160km por hora, o que acontece, muitas vezes um caminhão tem que interferir na pista da direita, atrasando meio mundo por causa do cidadão, tudo bem até ai está ok? o problemas vem agora: 1) sem perceber o camioneiro pode dar uma fechada no carro da direita provocando uma serie de acidentes, eu mesmo ja fui jogado parcialmente pra fora da pista, quando vi a ponta do caminhão entrando na minha pista questao de 2m a frente do bico do carro, a primeira coisa que eu fiz foi jogar carro mais para esquerda, diminuir a marcha pisei no freio e dar sinal com farol, visto a cagada do camioneiro ele volta pra pista da direita, agora evitei que o caminhao passasse com duas sobre o capo\motor do carro, e evitar alguma serie de veiculos que podiam ter estado atras de mim, outra coisa, motorista experiente, mantem distancia entre veiculos da frente, eu nao vejo isso, vejo direto carro colado na traseira do outro, até que o outro suceda passagem, se o motorista da frente precisar freiar, se tiver algum animal na pista, é raro ver cavalheirismo na pista, se eu vejo que o veiculo de traz está mais rapido que eu, vou pra pista da direita, espero o carro passar e volta pra pista da esquerda. Voltando ao exemplo do caminhão, o cidadão vai la a 80 km, o caminhão está atras vem mais rapido, nao consegue entrar na pista da esquerda pra iniciar a ultrapassagem, mas o cidadão como é inseguro freia por qualquer coisa, um susto, se desesperou com algum animal na pista, você acha que um caminhão carregado de 20 toneladas de peso vai conseguir uma freiagem imediata? já perceberão na decida da serra por que os caminhões vao devagarinho decendo, e sempre tem aquele "cheiro de pneu queimado", sabem o que é isso? Lona de freio de caminhão, te garanto que cada um daqueles caminhões estão com o freio no máximo, mas que aquilo o pneu trava e acontece aquela arrastação de pneu, a fisica não falha, a inercia e a força peso pucha o caminhão, com o auxilio da marcha reduzida (freio motor) se eles precisarem parar, não vai ser de imediato por que primeiramente eles precisam reduzir mais a marcha, não é facil parar um caminhão pesado de imediato. Existem muito mais fatores que posso dizer sobre a insegurança no transito porém isso levaria um livro e não uma resposta-opinião no blog.

    ResponderExcluir
  5. Pode se dizer tbm que a insegurança é um dos principais fatores para acidentes de transito em rodovia, agora misture, uma pessoa insegura, mais aquele imprudente (bebados, mal concervadores de carros) ou aquele classico playboyzão virado a piloto e mais caminhões na pista, o que pode resultar? acidente de transito com vitimas fatais!

    ResponderExcluir
  6. "puchar" foi foda.. pra variar! mas só dando enfase, muitos motoristas confiam em outros motoristas, o que quero dizer que não se tem a pratica de dirigir na defenciva, nao dirigir na defenciva é um erro! a pessoa tem que estar pronto pra qualquer "cagada" do motorista da frente do de atrás, do que se aproxima! e outra ter total controle do carro, saber o que carro pode ou nao pode fazer, saber certos limites que ele pode fazer, se ele consegue manter a estabilidade com tal velocidade com tal curva, isso é crucial, só o dono do carro ô conheçe!

    ResponderExcluir
  7. agora mudando de assunto sei que tem uma serie de erros de portugues, eu admito, sou horrivel nisso, meu negocio mesmo é numeros!

    ResponderExcluir

Desde já agradeço o seu comentário! =)