segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DISCRIMINAÇÃO NA HORA DA CONTRATAÇÃO: É LÍCITO OU ILÍCITO?

Boa tarde!

Após ler uma matéria falando sobre a discriminação na hora de contratar um empregado, tive de concordar com a explicação.

Muitas vezes, achamos que toda discriminação é ilícita, quando na verdade existem alguns pormenores que as vezes deixamos de enxergar e dai, dizemos que tudo neste mundo está errado e que logo ele irá desabar.

Sabemos que existem muitos casos em que as pessoas batalham muito para conseguir o tão sonhado emprego e na hora da avaliação do candidato, muitos são simplesmente eliminados devido ao seu sexo, a sua cor, a sua religião, dentre outros caracteres do candidato. Esta discriminação é totalmente ilícita, uma vez que se sonhamos com uma sociedade justa e que dê as mesmas oportunidades para todos, isto jamais será possível se discriminações deste tipo continuarem a existir. "não vou contratar fulano pois ele não é da mesma religião que a minha!" Isto é uma tremenda bobagem, acaba até sendo um tremendo de um preconceito.

Porém, existem discriminações que são válidas, que são lícitas. Um grande exemplo é o de em uma seleção para a escolha de um funcionário para o cargo de carregador de objetos muito pesados, avaliador irá com toda a certeza escolher um candidato mais forte, mais robusto, em detrimento de alguém de baixa estatura e que seja fisicamente fraco. Mas isto não quer dizer que o avaliador deu mais chance para um do que para o outro, nem que ele foi preconceituoso com o mais fraco; ele apenas na seleção, optou por um candidato que se enquadrasse melhor na função a ser exercida pelo novo empregado.


Resumindo, existem dois tipos de discriminação: a lícita e a ilícita, agora, para saber qual das duas é a que está sendo praticada, isto dependerá da análise do caso concreto em questão!



E vocês, o que acham sobre o tema?


Um beijo, um abraço e um aperto de mão!

Um comentário:

  1. primeiro a comentar nesse blog otimo , parabens blog muito bom ate vou indicar la no comunicativo jovem

    caso quizer de uma passada la pra ums papinhos xD
    http://www.comunijovem.blogspot.com
    bjinho carol

    ResponderExcluir

Desde já agradeço o seu comentário! =)